Natação - Nado Crawl
O estilo Crawl é o mais veloz dos nados e a respiração pode ser sua maior dificuldade.
PERNADA
O batimento de pernas no Nado Crawl é muito importante para a coordenação global do estilo.
A ação das pernas consiste em alternar diagonalmente o varrido das pernas. Ainda que as pernas em alguma medida se movam lateralmente durante sua trajetória, a direção principal que o faz é de cima para baixo. O movimento diagonal está ligado à rotação dos quadris, isto é, as pernas realizam o movimento ascendente e descendente misturado com um movimento para dentro e para fora. O movimento das pernas parte dos quadris.
Na fase ascendente do batimento, a perna se dirige à superfície estendida, com os pés em extensão plantar. Uma vez que a planta do pé atinja a superfície, o joelho se flexiona e começa a fase descendente do batimento, com uma extensão enérgica das pernas para baixo mantendo os pés em extensão plantar. No entanto, o movimento das pernas não é só ascendente e descendente, mas também em diagonal, o que auxilia na rotação do quadril e na estabilidade.
Propulsão das Pernas
Os movimentos das pernas devem partir da articulação coxofemoral, e não dos joelhos. Quando a articulação é coxofemoral há um maior agrupamento de músculos da coxa-bíceps e quadríceps femoral que participam do movimento.
O movimento das pernas exercem 3 funções:
Propulsão – para frente;
Sustentação – melhora a posição horizontal e diminui a resistência frontal e esteira;
Equilíbrio – compensa o rolamento dos ombros e quadril.
Coordenação dos Braços e Pernas
O número de pernadas para cada ciclo de braçadas varia de acordo com as provas e nadadores.
No nado alternado Crawl e costas – 1 ciclo corresponde a 2 braçadas nos nados simétricos borboleta e peito corresponde a 1 braçada.
50 e 100 metros Crawl corresponde a 6 pernadas para cada ciclo;
200 e 400 metros Crawl, utilizam 4 pernadas por ciclo;
800 e