nado crawl
NADO CRAWL E NADO COSTAS
Trabalho apresentado em Educação Física - Natação Prof.Wilson, turma 1 - matutino Camila Shumiski 8207937427 Aluno 2 nº Aluno 3 nº
Osasco
MARÇO / 2014
CONFECÇÃO DE TRABALHO
1. Partes
Capa (Anexo 1)
Sumário (Anexo 2)
Introdução (Anexo 3)
Desenvolvimento (Anexo 4)
Conclusão (Anexo 5)
Referências Bibliográficas (Anexo 6)
INTRODUÇÃO
O nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. A Fédération Internationale de Natation Amateur (FINA) não menciona o crawl pelo nome em seu livro, mas menciona o estilo livre. (De fato, até o ano de 1900, todos os eventos competitivos tinham características do estilo livre). Entretanto, nos eventos contemporâneos de estilo livre, os executantes são invariavelmente nadadores de crawl (PALMER, 1990).
O Nado “crawl”, que em português significa rastejar, foi apresentado pelo descendente de australianos, Richard Cavill. Ele era um grande nadador e seguia os passos de seu pai e irmão que praticavam um estilo bastante parecido com o atual, porém, era o movimento alternado e ligeiro das pernas, no sentido vertical em relação à superfície da água, associado com braçadas alternadas de um lado a outro e o rosto ficava submerso. Este estilo era todo inspirado dos aborígines, os nativos da Austrália.
Com o sucesso deste nado, treinadores norte-americanos ajudaram a aperfeiçoar a modalidade, especialmente no quesito respiração. Num primeiro momento, a cabeça era erguida na água para frente e, logo depois, chegando a rotação lateral da cabeça, na forma do crawl, ou nado livre, que se conhece hoje.
O NADO CRAWL
Caracteriza por