expansão
Por outro lado, grande parte da humanidade ainda não entende a dinâmica terrestre, que se faz evidente quando ocorrem terremotos, deslizamentos de terra, assoreamentos, enchentes, inundações, e erupções vulcânicas. A grandeza dos danos e dos impactos ambientais e sociais gerados após um fenômeno terrestre varia, dependendo, principalmente, do grau de consciência que a população, que vive na área afetada, possui sobre a dinâmica da natureza local e da magnitude e características dos fenômenos planetários.
A geologia, enquanto a ciência que investiga a dinâmica da Terra e sua constituição deve ser amplamente divulgada e conhecida para que a humanidade possa compreender e aproveitar adequadamente as riquezas da natureza, bem como prever e conviver com os fenômenos que sinalizam a força e a vitalidade do planeta. Assim os estudos geológicos são imprescindíveis para a compreensão da complexidade da realidade, auxiliando a sociedade na escolha de políticas adequadas de uso e ocupação de solo, do meio ambiente e da utilização dos recursos minerais, energéticos e hídricos, indispensáveis à vida.
Ignorar a natureza é como ignorar a própria vida.
O Projeto Manuelzão tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida por meio da educação e luta pela preservação e bom uso da natureza e a geologia não poderia faltar como parte integrante de estudos transdisciplinares realizados pelo NUVELHAS (Núcleo de estudos e