Movimentos Estudantil
Disciplina: Sociologia.
Movimentos Sociais:
Movimento Estudantil
Tocantinópolis-TO
Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito
Alunos: Matheus Fernandes, Luiz Henrique, Bruna Santos, Daniela Silva.
Movimento Estudantil Trabalho apresentado à disciplina de sociologia para obtenção de notas referente ao 1° bimestre.
Professor: Pedro.
Tocantinópolis-To 01/05/2014
O que é esse movimento ?
O Movimento Estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista é constantemente renovado, uma vez que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino.
Quando surgiu ?
A primeira entidade estudantil brasileira, a Federação dos Estudantes, surgiu em 1901, mas o movimento estudantil já se fizera presente na história do país antes disso: em 1710 foram os jovens estudantes de conventos e colégios religiosos que enfrentaram a invasão francesa no Rio de Janeiro. Havia estudantes na inconfidência mineira, na campanha da abolição e na república.
Quais seus objetivos ?
Sua tarefa mais importante é a luta pela educação, pela transformação da universidade e protestando contra as tomadas de decisão que são contra ao beneficio da sociedade.
O movimento estudantil
Os movimentos estudantis desde muitos anos trazem grandes impactos nas relações sócio-político no país, protestando contra as tomadas de decisão que são contra ao beneficio da sociedade, os movimentos estudantis tiveram contribuições de grande importância em fases da história, temos como exemplos a luta O Petróleo é Nosso, a luta contra a ditadura, nas “Diretas Já “, no Impeachment do Presidente Collor, e um acontecimento que marcou o inicio das manifestações dos movimentos estudantis, foi no dia 24 de Março de 2003, estudantes organizados pelo MEPR