MOVIMENTO ESTUDANTIL
Em 1978 o MESS realiza, após o período ditatorial, o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS).
Em 1988 é criada sua entidade de repressão nacional, a Subsecretaria de Estudantes de Serviço Social da União Nacional de Estudantes (SESSUNE), que em 1993 passa a se chamar de Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), com o objetivo de ser um canal de expressão de estudantes de serviço social.
Historicamente o MEES possui caráter democrático e participativo, na luta por uma formação profissional de qualidade e na defesa da classe trabalhadora, articulando suas lutas com a categoria profissional dos assistentes sócias e com os demais movimentos sociais.
O serviço social possui postura político-ideologica que visa promover uma hegemonia social, e está comprometido com a construção de uma superação da ordem social vigente, com o desejo de justiça social e democracia plena.
Assim, a formação profissional crítica vem sendo uma das maiores defesas do MESS, que elabora estratégias de enfrentamento da precarização do ensino. O MESS constitui então um espaço cotidiano de ação política, como também um espaço de formação político-profissional dos estudantes de Serviço Social.