Motor de passo
O crescimento explosivo da indústria de informática em anos recentes significou também um enorme crescimento para o motor de passos, porque estes motores fornecem a força que aciona muitos dispositivos periféricos de computador. Motores de passos são também exclusivamente usados em drives de discos flexíveis, onde proporcionam um posicionamento preciso da cabeça magnética nos discos. O motor de passo é especialmente adequado para tais aplicações, pois, é essencialmente um dispositivo que serve para converter informação de entrada em forma digital para uma saída mecânica.
O motor de passo também é encontrado em muitas aplicações comerciais, militares, e medicas. Os motores de passos desempenham funções como misturar, cortar, agitar, medir, combinar e purificar. As vantagens oferecidas pelos motores de passos nestas aplicações podem facilmente ser exploradas com o uso de dois equipamentos auxiliares: o microprocessador e as chaves controladas, na forma de transistores.
Embora o motor de passos seja acionado por um conjunto em seqüência adequado de sinais digitais, o motor em si exibe as características de um motor síncrono. Em uma de suas formas mais populares, age como uma maquina de excitação dupla, o que, por outro lado, significa que produz um torque em regime permanente de uma só velocidade.
O motor de passo permite que seu eixo sofra deslocamentos precisos sem que seja necessária uma realimentação externa feita por algum dispositivo a ele acoplado. Isso caracteriza um sistema aberto. Essa característica de funcionamento é uma das mais importantes, pois permite a rotação e a parada em pontos pré determinados.
Aspectos de Construção
A construção do motor de passos é bastante simples. Consiste em um estator com ranhuras, equipado com duas ou mais bobinas individuais, e uma estrutura de rotor que não possui enrolamento. A classificação do motor de passos é determinada pelo projeto do rotor. Se for construído com um ímã permanente preso