Trabalhos
Fonte consultada: [Volney J. Berkenbrock. Brincadeiras e dinâmicas para grupos. Petrópolis: Vozes, 2003.]
PROCURANDO O ANIMAL-PAR
Diversão de grupo
Para esta brincadeira é necessário que o número de participantes seja ímpar. A brinca é preparada da seguinte maneira: tomam-se pedaços de papel (bilhetes) e neles são escritos nomes de animais que sons conhecidos pelo grupo. Para cada animal são escritos dois bilhetes com o mesmo nome, de tal maneira a possibilitar a formação de pares. Os nomes dos animais podem ser escritos em suas formas masculinas e femininas (p. ex., boi ou vaca).
O número de bilhetes a ser feito deve ser um a mais do que o número de participantes. Por exemplo, se são onze participantes, deverão ser feitos doze bilhetes, ou seja, seis pares. Os bilhetes são dobrados e misturados. Cada participante deverá pegar um bilhete e ver o nome de qual animal está escrito. A um sinal do coordenador, todos os participantes deverão imitar com o maior volume de voz possível o som produzido pelo animal de seu bilhete. Os participantes deverão ficar repetindo/gritando o som do seu animal até cada qual ter encontrado o seu par, menos a pessoa que não tiver par. Esta irá ficar gritando sozinha o som do seu animal. A brincadeira poderá ser repetida até todos terem se divertido.
Sugestão de animais a serem tomados: vaca, cavalo, galinha, cachorro, gato, porco, cabrito, pato, ganso, burro.
QUEM ESTÁ AO TELEFONE
Diversão em grupos ou em forma de competição.
Para se iniciar esta brincadeira, é necessário primeiro fazer bilhetes com números, conforme a quantidade de participantes. No caso de 10 pessoas, deverão ser feitos bilhetes de número 1 (um) a 10 (dez). Cada participante tira um bilhete e olha o seu número, sem deixar que a outra pessoa veja. Após todos terem já recebido e memorizado o seu número, são vendados os olhos de todos os participantes.
Os participantes são convidados a andar pela sala, de tal