A educação e os sistemas de ensino no brasil
Talvez pelo fato do Brasil ter sido um dos últimos países da América do Sul a criar universidade é que fez com que nosso sistema de ensino superior esteja em uma situação não favorável em relação aos demais países do Mercosul.
Porém ( vide gráfico no capítulo 3 item 3.2 ) é o mais desenvolvido e aprimorado no que se refere a pós graduação.
2.1.Características do ensino
Desde o inicio da implementação do Mercosul, o Brasil busca "pular etapas" e, sair de uma situação problemática em termos de educação de seu povo.
Nos últimos 2 anos, de acordo com estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de alunos do 1º e 2º grau cresceu substancialmente.
Para se análisar esse fato deve se considerar a necessidade que as pessoas tem em estudar. aprender, para poder "sobreviver" no mundo atual, extremamente competitivo, que não mais oferece condições de sobrevivência a quem não possuir instrução. Ainda há muito a se fazer em termos de educação.
63% dos trabalhadores não têm 1º grau - Entre a população que trabalha no Brasil, 63,8% não possuem o 1° grau completo - mas a valorização da escolaridade num mercado competitivo faz com que a taxa de ocupação entre os que têm nível superior seja de 77,6%. Os dados estão na Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), divulgada pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). O trabalho, realizado entre 1996 e 1997 com financiamento do Banco Mundial, abrangeu apenas as regiões Nordeste e Sudeste, onde foram entrevistadas cinco mil famílias. A pesquisa constatou que 60% dos entrevistados eram empregados, tanto no mercado formal quanto informal; 25% trabalhavam pôr conta própria; 10% eram não-remunerados e 4% eram patrões. Os resultados completos podem ser vistos na home page do IBGE (http://www.ibge.gov.br). extraído do jornal o Estado de S.Paulo –8/98
Eleições 1998 (..) dos 106 milhões de brasileiros que irão votar nas eleições de outubro, mais de