Motor de passos
Marcos Oliveira, Joelson Ramos e Lidiane Benjamim. Resumo - Este documento apresenta a simulação e implementação, em código assembly, de um motor de passos unipolar ligado ao IC ULN2003, e ligado indiretamente ao PIC 16F628A.
Abstract – This document presents a simulation and implementation, on assembly code, of an unipolar stepper motor connected to the IC ULN2003, and indirectly to the PIC 16F628A.
I - INTRODUÇÃO
O motor de passos possui sentidos horário e anti-horário. Ele funciona em modelo de passo-simples ou meio passo, e possui três velocidades.
As mudanças de sentido, de tipo de passo e de velocidade são controladas por três botões ligados ao PIC.
No projeto foi utilizado duas três ferramentas:
• Para simulação foi utilizado o programa ISIS Proteus.
• Para os fluxogramas foi utilizado o programa BizAgi Process Model.
• Para a codificação e compilação do código assembly foi utilizado o programa MPLab.
Abaixo o esquema eletrônico do projeto feito no programa ISIS Proteus: Fig. 1. Projeto implementado utilizando a ferramenta ISIS Proteus.
II – DESENVOLVIMENTO
Os fluxogramas a seguir representam algumas das rotinas principais do projeto, seguidos de suas respectivas explicações.
A. Fluxograma 1 Fig. 2. Fluxograma das rotinas iniciais.
O programa começa definindo suas configurações, variáveis e constantes. Entre essas definições esta a configuração de PORTA e PORTB que é feita na rotina INICIO.
PORTA foi configurada como seus bits 0,1 e 2 como entrada (para os botões) e os demais como saída.
Já PORTB foi configurada toda como saída (para o motor de passos). Fig. 3. Rotina INICIO.
O fluxograma da figura 2 mostra como o programa se comporta as mudanças feitas quando os botões são pressionados. Toda vez que um botão é pressionado é feita uma mudança na configuração da variável REGAUX que possui a seguinte configuração:
• Bit 0 corresponde a Passo Simples (PS).
• Bit 1 corresponde a Meio Passo (MP).
• Bit 2