Motor de passo
Com o passar dos anos houve um aumento na popularidade deste motor, principalmente pelo seu tamanho e custo reduzidos e também a total adaptação por controle digitais.
Outra vantagem do motor de passos em relação aos outros motores é a estabilidade. Quando quisermos obter uma rotação específica de um certo grau, calcularemos o número de rotação por pulsos o que nos possibilita uma boa precisão no movimento.
Os antigos motores passavam do ponto e, para voltar, precisavam da realimentação negativa. Por não girar por passos a inércia destes é maior e assim são mais instáveis.
4.A. Definições para Motores a Passo Antes de explicarmos os tipos de motores e o funcionamento em si, definiremos algumas outras expressões a fim de tornar o texto mais claro. Rotor = É denominado rotor o conjunto eixo-imã que rodam solidariamente na parte móvel do motor. Estator = Define-se como estator a trave fixa onde as bobinas são enroladas. Abaixo segue uma figura onde podemos ver as partes mencionadas (o rotor à esquerda e o estator a direita).
4.B. Parâmetros Importantes
Graus por Passo = sem dúvida a característica mais importante ao se escolher o motor, o número de graus por passo está intimamente vinculado com o número de passos por volta. Os valores mais comuns para esta característica, também referida como resolution, são 0.72,1.8, 3.6, 7.5, 15 e até 90 graus.
Momento de Frenagem = momento máximo com o rotor bloqueado, sem perda de passos.
Momento (Torque) = efeito rotativo de uma força , medindo a partir do produto da mesma pela distância perpendicular até o ponto em que ela atua partindo de sua linha de ação.
Taxa de Andamento = regime de operação