ortopedia em neo pediatria
As doenças auto-imunes, vasculares do colágeno ou do tecido conjuntivo são conhecidas como doenças reumáticas da infância, tendo como sinais e sintomas a inflamação e auto-imunidade. São manifestações comuns dessa categoria artrites ou inflamação da membrana sinovial articular, que pode ser restrita a uma articulação ou grupos tendíneos e ainda se generalizar; entesopatia, que é uma inflamação na inserção de um ligamento a um osso; serosite, inflamação de um revestimento seroso; miosite, inflamação muscular; produção de auto-anticorpos; e, vasculite sendo esta a inflamação dos vasos sanguíneos.
Apesar de taxadas como exclusivas do adulto, as doenças reumáticas também podem afetar a população infantil. Acarretam sintomas semelhantes, como rigidez nas articulações e dor, além de que algumas podem ocasionar limitações permanentes (ABC DA SAÚDE). Sendo assim, a criança fica sujeita a médicos pediatras e a uma equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas e enfermeiros, para o tratamento das patologias em si e os danos resultantes.
Crianças com patologias ortopédicas ou reumatológicas não devem ser tratadas como “pequenos adultos”, a fisioterapia deve ser bem fundamentada e baseada em características inerentes ao desenvolvimento físico e motor. Por estar em fase de desenvolvimento, deve-se levar em conta a existência de epífises de crescimento abertas, que podem ser danificadas