Motor de passo
Os Motores de Passo são dispositivos eletromecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas.
2- Onde ele é utilizado? Dê exemplos.
Um motor de passo pode ser uma boa escolha sempre que movimentos precisos são necessários. Eles podem ser usados em aplicações onde é necessário controlar vários fatores tais como: ângulo de rotação, velocidade, posição e sincronismo. Por conta disso este é amplamente usado em impressoras, scanners, robôs, câmeras de vídeo, brinquedos, automação industrial entre outros dispositivos eletrônicos que requerem de precisão.
3- Quais são os tipos de motores de passo?
Os motores de passo são classificados em relação ao seu tipo construtivo, e podem ser de três tipos: relutância variável, imã permanente e híbridos com escovas redundantes
4- Cite algumas vantagens do motor de passo.
Seguem uma lógica digital
Alta precisão em seu posicionamento
Precisão no torque aplicado
Excelente resposta a aceleração e desaceleração
5- Agora cite os pontos fracos.
Baixo desempenho em altas velocidades
Requer certo grau de complexidade para ser operado
Ocorrência de ressonância por controle inadequado
6- Por quê esse motor não é recomendado em trabalhos que requerem altas velocidades? O motor de passo não é recomendado em casos em que o dispositivo trabalhe em altas velocidades uma vez que devido à inércia do rotor as bobinas podem não ser capazes de atrair o mesmo para uma determinada posição fazendo com o que o motor “perca passos”.
7- Explique o funcionamento do motor de passo?
O funcionamento básico do motor de passo é dado pelo uso de solenóides alinhados dois a dois que quando energizados atraem o rotor fazendo-o se alinhar com o eixo determinado pelos solenóides, causando assim uma pequena variação de ângulo que é chamada de passo.
8- Como se determina o numero de passo?
O número de passos é dado pelo número de