David gale
Pode-se dizer que Acusados tem duas protagonistas, Jodie Foster e Kelly McGillis. A primeira interpreta Sarah Tobias, mulher independente, solteira e de classe baixa cujo estupro ocorreu no bar The Mill por três homens – Danny (Woody Brown), Bob (Steve Antin) e Kurt (Kim Kondrashoff) – enquanto cerca de outros dez homens incentivavam, aplaudiam e riam. Ao denunciar a agressão, esta mulher se defrontará com dois problemas: seus agressores e o sistema penal, no qual as vítimas de estupro são expostas e, muitas vezes, acusadas de provocarem tal violência. Já a segunda personagem importante do filme é a promotora Kathryn Murphy (Kelly McGillis), cuja coragem e determinação mudarão o sistema penal americano ao ganhar uma causa sem precedentes, conseguindo, assim, a condenação dos incentivadores do estupro.
Acusados focando-se no tema central - o estupro -, através, principalmente, das personagens Sarah Tobias (Jodie Foster) e a promotora Kathryn Murphy (Kelly McGillis). Pode-se dizer que Sarah Tobias (Jodie Foster) se encontra dentro do padrão de beleza cultuado na contemporaneidade: é bonita, magra, loira e sensual. No que se refere à sua vida amorosa, logo que se inicia a narrativa fílmica, somos informados de que a protagonista tem uma relação afetiva, vivendo maritalmente com Larry (Tom O'Brien) rapaz que, conforme Sally (Ann Hearn), sua única amiga, “diz que é músico, mas é traficante”.
A personagem, também, não vive uma relação familiar considerada padrão para a burguesia capitalista local, pois o pai se separou de sua mãe quando ela nasceu, e esta (não se sabe o motivo) é ausente em sua vida. Sarah trabalha