david gale
David Gale é um renomado professor de filosofia, e também ativista de um grupo chamado deathwatch, esse grupo tem como objetivo acabar com a pena de morte nos E.U. A, sob a alegativa de que o mesmo é um sistema falível. No corredor da morte decide conceder três entrevistas a Bitsey Bloom, uma renomada jornalista, que como a maioria das pessoas, acreditam que David é culpado pelo estupro e assassinato de sua amiga Constance, nessas entrevistas acaba por relatar a real história. Após confirmar que era traído pela sua esposa, David vai a uma festa da faculdade, onde bebe demais e acaba tendo relações sexuais com uma ex-aluna, que da queixa de estupro, porém retira a queixa logo após, porém isso acaba por gerar uma serie de coisas negativas na vida de David, que vê seu casamento chegar ao fim, perde o emprego e sua casa é vendida, forçando-o a mudar-se para um conjunto habitacional de classe baixa, e acaba tornando-se alcóolatra.
Porém, quem sempre esteve ao seu lado é sua amiga e também ativista política Constance que no desenrolar da trama acaba indo ao hospital, onde David descobre que ela tem leucemia e acaba tendo relações sexuais com ela. Diante dos fatos apresentados por David, Bitsey acaba por mudar sua opinião sobre David ser o culpado pelo crime, chegando ao motel depara-se com uma fita, pendurada, que contém uma parte da cena do “assassinato” de Constance, isso a motiva a investigar o que realmente aconteceu, ela vai até o museu da história do assassinato de Constance, e faz uma reconstituição do crime e acaba chegando à conclusão de que Constance cometeu suicídio. Porém ela precisa da fita que contém as imagens do suicídio, após achar essa fita na cabana de um rapaz que a seguia o tempo todo e que também era ativista.
Essa fita contém imagens que comprovam o suicídio, além de mostrar o rapaz que a seguia nas imagens, o que a leva a crer que Constance e o rapaz, armaram para que David fosse executado, provando assim