David gale
O filme “A Vida de David Gale”, narra a história do professor universitário David Gale (Kevin Spacey), ativista da ONG DeathWatch, que defende o fim da pena de morte nos EUA. A trama do filme se desenvolve no Texas, Estado americano famoso por possuir a maior taxa de execução de penas de morte dos EUA. O Texas também possui o maior sistema penitenciário dos Estados Unidos e é justamente na cidade de Huntsville, apelida de “Capital Americana da Morte”, que a trama se desenvolve.
A vida do professor sofre uma reviravolta quando ele é acusado de estuprar e assassinar Constance Harraway (Laura Linney), sua colega de trabalho e também ativista da DeathWatch. David é então enviado para o corredor da morte na unidade prisional Ellis (onde os presos aguardam até o dia da execução), onde existe uma placa onde se lê: “no hostages will exit”, em tradução livre: nenhum preso sairá. Com a aproximação da data de sua execução, David resolve conceder uma entrevista exclusiva para a jornalista Bitsey Bloom (Kate Winslet) a fim de contar uma nova versão sobre o que realmente aconteceu na ocasião do crime. David seria inocente, mesmo com todos os fatos e indícios apontando convictamente a sua culpa, e, segundo ele, existem provas de sua inocência. Faltando apenas 4 dias para a sua execução, começa então uma busca frenética por novos elementos que possam comprovar a não culpabilidade do condenado.
Com o desenrolar da trama nos aproximamos da verdadeira historia, do que de fato ocorreu no dia de crime. No primeiro momento, a trama nos leva a crer que David não tinha qualquer relação com os fatos e que uma outra pessoa seria o verdadeiro assassino. Mas nos minutos finais do filme, descobrimos a verdade: a morte de Constance não foi provocada por outra pessoa, mas sim por ela mesma (que descobriu ser portadora de leucemia em estágio terminal), que até então era vista como vítima. David apenas