David Gale
JADY MARTINS RIBEIRO1
Professor: MAKCHWELL COIMBRA2
RESUMO
Este trabalho refere-se sobre o sistema da pena de morte, sendo um método de punição adotado por alguns países. Diante desse fator precisa ser analisado por todos que acreditam que tal crime deve levar a morte, através do qual se deve analisar com muito cuidado. Dessa forma há pessoas que acreditam não ser o melhor meio utilizado, pois sendo assim esta dando um fim a vida. É há pessoas que acreditam ser um modo eficaz.
Palavras-chave: Pena de morte, Sistema prisional, Inocente.
1 INTRODUÇÃO
O Filme A Vida de David Gale tem como tema principal a crítica ao sistema prisional americano, o qual tem função à pena de morte. Retratando a história de um brilhante professor de filosofia que lecionava em uma grande universidade. Ele era muito conhecido por ser um bom profissional, sendo respeitado entre os colegas e entre os alunos.
Amante do conhecimento e das teorias filosóficas, Gale se caracterizava como um indivíduo extremamente crítico, posicionando-se contra diversas questões, sem se preocupar em qual contexto estavam relacionadas. No entanto, foram juntamente com esses aspectos que construíram o personagem.
2 DESENVOLVIMENTO
A principal questão posta em A vida de David Gale coloca o tema da pena de morte como secundária, trazendo como questão principal uma das maiores preocupações do direito penal, o risco de se condenar um inocente em face da necessidade de reclusão daqueles praticantes de crimes.
Gale em vida vive como uma figura negativa, pois ele é acusado de assassinar sua amiga Constance. Ele morre como uma figura positiva, pois devido à jornalista Elizabeth todos poderiam ver sua inocência. Sendo assim o sistema prisional ficou sendo imperfeito, devido a esse sistema morreu um inocente. Portanto ele deixa de ser um assassino e passa a ser um herói.
Frente a tal dilema, o sistema jurídico busca soluções, tais como a suposição de culpa e o ato de antecipar a execução