Modelos de aprendizagem de geometria segundo van hiele
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NORMAL SUPERIOR – MÓDULO V
TAISSA FRANCIELA DA ROSA ALBERTON
MODELOS DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA SEGUNDO VAN HIELE
Manoel Ribas
2007
TAISSA FRANCIELA DA ROSA ALBERTON
MODELOS DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA SEGUNDO VAN HIELE
Trabalho apresentado ao Curso Normal Superior Noturno Módulo V da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Das disciplina de Fundamentos e Metodologia para o Ensino de Artes, Fundamentos e Metodologia para o Ensino de Matemática.
Orientador: Prof. Flávio Furlanetto, Sônia França.
Manoel Ribas
2007
INTRODUÇÃO
O presente trabalho baseia-se na teoria dos Van Hiele conhecida como uma teoria da educação matemática, oriunda da preocupação de professores, ela procura fornecer dados para a compreensão do movimento entre os níveis de construção do pensamento geométrico. O professor ao desenvolver seu trabalho, baseando-se nesta teoria, deverá adotar cinco procedimentos para alcançar o progresso dos níveis de compreensão dos conceitos geométricos de seus alunos.
A GEOMETRIA E A ARTE
As primeiras considerações humanas a respeito da Geometria originaram-se da necessidade de "medir a terra". As atividades incluíam observações, comparações e relações entre formas e tamanhos. Quando o homem sai das cavernas e começa a ter que construir sua morada, os conceitos de verticalidade, horizontalidade e paralelismo, entre outros, estão presentes. As antigas civilizações de beira-rio (Nilo, Tigre, Eufrates, Ganges, Indo) desenvolveram uma habilidade em engenharia na drenagem de pântanos, na irrigação, na defesa contra inundação, na construção de templos e