Modelo de Van Hiele de desenvolvimento do Pensamento geométrico
Modelo de Van Hiele de desenvolvimento do Pensamento geométrico O modelo constitui uma teoria do ensino e da aprendizagem da geometria,elaborado pelos professores holandeses Pierre Van Hiele e sua esposa Dina Van Hiele. A ideia básica do modelo é que a aprendizagem da geometria se faz passando por níveis graduais de pensamento. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele são cinco:
1-Visualização- as figuras são entendidas apenas pela aparência, isto é, os alunos só conseguem reconhecer ou reproduzir figuras;
2-Análise- as figuras são reconhecidas pelas características e propriedades de cada uma;
3-Dedução informal- as propriedades das figuras são ordenadas logicamente;
4-Dedução formal- as figuras são entendidas e definidas num contexto de um sistema matemático completo.
5-Rigor- comparar e avaliar diversos sistemas axiomáticos para a geometria. A teoria de Van Hiele sugere que o pensamento geométrico deve passar pelos vários níveis sucessivamente, de modo lento desde os níveis iniciais de pensamento até às dedutivas finais onde a intuição e a dedução se vão articulando. Os alunos começam por reconhecer as figuras e diferenciá-las pelo seu aspecto físico e só posteriormente o fazem pela análise das suas propriedades. Os níveis de desenvolvimento do pensamento, segundo Van Hiele, não estão associados à idade. O sucesso de um nível pressupõe a assimilação das estratégias dos níveis anteriores. Cada nível tem seus próprios símbolos linguísticos (linguagem) e seu próprio sistema de relações conectando esses símbolos. Concluindo, o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico tem sido utilizado para facilitar a compreensão de conteúdos em geometria, enriquecendo o espaço de ensino e aprendizagem.