Geometria
A geometria aparece inicialmente para a resolução de problemas, como demarcar a terra, prever o estoque de água e construir instrumentos de trabalho.
Geometria = geo + metria = terra + medida = a medida da terra.
Para Poincaré (1968) há uma grande diferença entre aprender álgebra ou análise e aprender geometria:
• conhecimentos algébricos sustentam-se na lógica, na reflexão, na abstração de conceitos formais (na álgebra olha-se para dentro);
• construção do conhecimento geométrico se dá pela observação do meio ambiente e a ação efetiva na conservação e na transformação da natureza , na busca da preservação , proliferação, sobrevivência, desenvolvimento e transcendência da vida humana (na geometria olha-se para fora).
Se observarmos uma casa, poderemos observar muita geometria dentro dela. Suponhamos que construamos uma casa de um quarto, sala, cozinha e banheiro. Começaremos a usar a escala para elaborar sua planta. Mas, como saberemos a quantidade de tijolo necessária? E de cimento? Suponha que queremos colocar azulejos nas paredes da cozinha. Quantos precisaremos comprar? De que tamanho escolheremos? Se escolhermos uma azulejo de formato retangular com 20 cm por 30 cm e quisermos cobrir uma parede de 4 metros de largura por 3 metros de altura, quantos azulejos precisaremos? Quanto precisaremos de areia, telhas, madeiras, fios, canos, etc? Para isso, precisaremos conhecer conceitos de área e perímetro de figuras planas e também de volume de sólidos. Tudo isso é geometria.
Na educação básica estuda-se a geometria euclidiana, em homenagem a Euclides (300 a.C.), que foi o primeiro a apresentar a geometria de forma organizada em seu livro denominado “Os Elementos”. Existem outras geometrias, nas quais, por exemplo o caminho mais curto entre dois pontos não é o segmento de reta; nas quais não são válidas a soma dos ângulos internos de um triângulo como nós conhecemos; o paralelismo entre retas e outras.
A geometria egípcia teve um grande