Geometria nas séries iniciais
Márcia Cristina Olinger de Souza
Prof. Mazola Tenca
Centro Universitário Leonardo da Vince – Grupo Uniasselvi
Licenciatura em Matemática (MAD-0053)
30/11/2010
RESUMO
Estudos enfatizam que durante toda sua vida as pessoas interagirão com objetos concretos em um espaço físico. O espaço físico não é a única fonte de matematização, mas sua importância deve ser ressaltada. Apesar da reconhecida importância da geometria na formação e desenvolvimento dos indivíduos, seu ensino vem sendo relegado a um segundo plano e, muitas vezes, desprezado. Pretendo com esta pesquisa, identificar momentos em que geometria é ensinada aos alunos e de que modo esse conteúdo está relacionado com os conhecimentos geométricos de professores em exercício e em formação inicial. A pesquisa tem características de pesquisa qualitativa, podendo ser considerada como um Estudo de Caso. Neste tipo de abordagem dá-se especial atenção à caracterização de um objeto no que ele tem de único e específico, na sua relação com o contexto e na sua história. Na coleta de dados utilizei diferentes instrumentos, tais como: entrevista com dois professores, anotações das observações de campo e análise das práticas geométricas utilizadas em sala de aula. Para melhor entendimento do objeto pesquisado, a relação entre os conhecimentos geométricos e a prática docente dos professores, busquei aportes teóricos nos estudos de Passos (2000), Andrade (2004), Nacarato et al (2003) e também os estudos do van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico.
Os dados coletados foram analisados e interpretados, tendo como apoio os estudos teóricos que abordam processos de ensino e aprendizagem da geometria.
Palavras-chave: Geometria, formas geométricas, séries iniciais.
1 INTRODUÇÃO
A intenção de investigar, neste trabalho, as práticas pedagógicas em Geometria, de um professor de 5ª. série do ensino fundamental, surgiu ao observar a dificuldade de alguns professores