A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS
PAIS, destaca três aspectos fundamentais do conhecimento geométrico: o intuitivo. O experimental e o teórico, sendo que o objetivo do ensino de geometria é o conhecimento teórico.
Segundo PAIS, para o desenvolvimento do conhecimento teórico torna-se necesário o recurso intuitivo e o dirigido às atividades experimentais.
O uso do desenho tem sido uma prática utilizada para o desenvolvimento de conceitos geométricos. PAIS destaca quatro elementos básicos no processo de representação plana do espaço, tridimensional: objeto, desenho, imagem mental e conceito.
Podemos definir assim:
Objeto: associado aos modelos e materiais didáticos. Modelo físico que contribui para formação de idéias.
Desenho: natureza concreta e particular. Na geometria plana seu uso é bem mais simples do que quando se trata de sua utilização na geometria espacial, uso da perspectiva.
Imagem mental: imagem que o indivíduo constrói mentalmente ao objeto e que lhe permite descrever suas propriedades ou desenhá-lo na ausência deste.
Conceitos: são destruídos lentamente em um processo dialético que envolve o mundo físico e uma reflexão intelectual sobre este mundo.
PAIS também afirma que a intuição tem relação com as imagens mentais por apresentarem disponibilidade de utilização como também por serem essencialmente subjetivas.
No início da aprendizagem os alunos apresentam uma indissossiação entre o conceito e sua representação.
Segundo GUTIERRÉZ uma pessoa ao ler uma representação plana de um sólido precisa recuperar tantas informações perdidas quanto for necessário. Esta recuperação é chamada de reconstituição do significado, devendo haver uma convivência entre o autor e o leitor, referindo-se à natureza do objeto, ao tipo de representação que é usado.
Esta leitura requer a presença da imagem mental do