GEOMETRIAS SERIES INICIAIS
Cassia Sales – cassiaosorio@hotmail.com 1
Denise Medina – denise.medina@uol.com.br 2
Resumo:
O ensino de geometria nas séries iniciais deve levar o aluno a olhar e interpretar geometricamente o mundo que o cerca. Nesse sentido, optamos trabalhar a geometria em múltiplas perspectivas, apresentando situações em que há necessidade de um olhar mais apurado sobre as formas encontradas no cotidiano escolar e não escolar do aluno. Trata-se de perceber, no âmbito da geometria, o que está por trás daquilo que olhamos e muitas vezes não percebemos ao nosso redor.
As atividades desenvolvidas no minicurso utilizam materiais manipuláveis diferenciados, procurando levar o aluno a descobrir intuitivamente propriedades e regularidades nas formas geométricas, a descrever relações espaciais e realizar transformações geométricas, imprescindíveis para que, mais tarde possam chegar mais naturalmente à abstração.
A ênfase do trabalho geométrico está na exploração, observação, visualização, classificação e representação de entes geométricos com vocabulário adequado, retirados de lugares que olhamos em nosso cotidiano.
Palavras-chave: Geometria, materiais manipuláveis, séries iniciais.
Em grande medida, podemos dizer que nas séries inicias o ensino de geometria não é priorizado, podendo deixar lacunas importantes na educação do aluno. Embora elementos geométricos estejam presentes em nossa realidade, a grande maioria das atividades escolares não foca a atenção nas formas encontradas no entorno da criança, nem educam seu olhar para perceber regularidades.
Em nosso trabalho, observamos que, na maioria das vezes, as atividades geométricas limitam-se ao ensino das formas prototípicas sem reflexão de suas características e de seus atributos e não atributos.
Assim, pretendemos nesse minicurso problematizar possibilidades de diferentes abordagens com utilização de materiais diversos para a construção dos conceitos