Geometria
Professor: Dr. Airton Temistocles Gonçalves de Castro
Coordenadora: Maria Aparecida da Silva Rufino
Aluna: Izabela Maria Soares de Melo Paz.
1. A Omissão Geométrica
O ensino da geometria tem sido esquecido pelos professores, no Brasil este dado é ainda mais preocupante: a Geometria está ausente ou quase ausente da sala de aula. São inúmeros os motivos dessa omissão, mas existem duas que são mais marcantes e atuam fortemente em sala de aula: a primeira é que muitos professores não entendem de Geometria e nós só ensinamos aquilo que sabemos. A segunda causa deve-se a importância que se dá ao livro didático, onde na maioria deles a geometria vem no final do livro aumentando a probabilidade dela não vir a ser estudada por falta de tempo letivo. Mas é de suma importância o conhecimento geométrico, pois só quem conhece Geometria, percebe a beleza, o poder e a importância que ela possui para a formação do cidadão.
2. Uma Questão Geométrica
É preciso um grande esforço para que mudanças aconteçam nesse preocupante quadro do ensino da Geometria. Tem que se achar o equilíbrio entre o intuitivo e o dedutivo, o concreto e o abstrato, o experimental e o lógico para que se atinja a aprendizagem significativa da Geometria. Assim, a questão da renovação do ensino da Geometria não é uma questão de responsabilidade apenas do professor, mas sim uma questão de responsabilidade de todos os centros educacionais, em todos os graus.
3. Pensamento Geométrico
Os professores usam de diferentes razões para não se ensinar a Geometria: “porque não sei”, “porque não dá tempo”, “porque não é a preferência dos alunos”, etc. No entanto, nenhuma razão coloca em dúvida a importância da Geometria. A Geometria exige do aluno muito raciocínio, ou seja, não é o bastante o conhecimento de aritmética ou de álgebra para resolver problemas de Geometria, necessita-se também de percepção geométrica,