DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO
Wendel Melo Andrade2
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo conhecer as causas das dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado da Geometria Espacial, e quais seriam os motivos que causariam essas dificuldades. Para alcançar os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como base os autores Carvalho (2008); Costa (2009); Bermejo (2009) e Moraes (2009) e realizada uma pesquisa de campo com professores de matemática e alunos do Ensino Médio da Escola Francisco de Almeida Monte da rede pública estadual de ensino, localizada no município de Alcântaras - Ceará. Para tal pesquisa, foram propostos dois questionários, um para os professores e outro para os alunos, contendo 09 questões cada, sendo o questionário dos professores com todas as perguntas de cunho didático metodológico. Já o questionário dos alunos faz um levantamento sobre o que aluno pensa sobre o ensino de matemática e principalmente sobre o ensino de Geometria Espacial e, ainda, os faz refletir sobre o que se estuda em algumas áreas da geometria, como a geometria de posição e a geometria espacial.
Palavras-chave: Ensino médio. Geometria Espacial. Dificuldades.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer as causas das dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado da Geometria Espacial no ensino médio. Para isto, inicialmente será feito um breve histórico, sobre a Geometria Espacial (origens, definições e importância) e o ensino da geometria nos dias atuais. Segundo Pavanello (1993 apud CARVALHO 2008), vem acontecendo um gradual abandono da geometria espacial no ensino médio no Brasil em especial na escola pública.
Também serão abordadas as opiniões de alguns autores sobre as dificuldades de aprendizagem de geometria espacial foco, principal dessa pesquisa. Tendo em vista as dificuldades observadas no