Modelo de plano de aula
II. Dados de Identificação
Instituição:
Professora responsável:
Monitor (a):
Curso (oficina):
Carga horária:
III. Objetivo da aula:
O pau de chuva é um instrumento musical indígena muito interessante, que produz um som gostoso e relaxante. Dá para improvisar um pau de chuva com materiais reciclados e de forma bem simples.
É mais ou mesmos consensual que o "pau de chuva" foi inventado no Chile, pelas tribos locais deste país da América do Sul. Este instrumento era utilizado ara invocar os espíritos da chuva.
Os primeiros paus de chuva foram criados com cactos mortos e secos em que os espinhos eram empurrados ara dentro, o o seu interior era cheio de pedrinhas, sementes ou outro material disponível.
Quando se vira um pau de chuva de cabeça para baixo o som que ele reduz é muito parecido com o barulho que a chuva faz quando cai no solo.
Este instrumento era usado para produzir música em cerimónias e era decorado com símbolos relacionados com a chuva, as colheitas, o tempo e os espíritos que os regiam.
Instrumentos semelhantes podem ser encontrados em África.
IV. Etapas: 1º Passo: Junte os rolos com fita crepe, eles tem que ter o mesmo diâmetro.
2º Passo: Corte vários pedacinhos de jornal. Faça uma mistura de metade de água com metade de cola e, com a ajuda de um pincel, vá grudando os pedacinhos de jornal por todo o tubo espalhando cola tanto por cima quanto por baixo deles. Deixe secar.
3º Passo: Faça duas tampas no duplex ou papelão, usando como molde a abertura do rolo. Cole uma das tampas em um dos lados com fita crepe. Retorça o arame com ajuda de um alicate para formar bolas. Insira as bolas de arame no pau de chuva e em seguida coloque o arroz. Ponha a outra tampa e grude-a com fita crepe.
4º Passo: Cubra as tampas também com pedaços de jornal, reforçando a junção já feita com a fita crepe.
5º Passo: Pinte com motivos