Exercício de Sistemas Operacionais
Aluna: Veruska A. Dourado Matrícula:**********
1. Enumere e explique algumas vantagens de multitarefa e multiprogramação?
Redução de custos e do tempo de resposta em função da possibilidade de compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações; o CPU nunca ficará ocioso, ou seja, quando um trabalho precisa esperar pelas operações de I/O, CPU é transferido para outro trabalho.
2. Descreva algumas características dos processos interativos e Batch.
Processo Batch: não há interação do usuário com a aplicação; ele recebe um conjunto de dados de entrada, os processa e produz um conjunto de dados de saída. Adequados para executar grandes tarefas, com poucas interações. Exemplos: cálculos numéricos, backup, ordenações...
Processos Interativos: composta por muitas transações curtas necessita da interação do usuário, ou seja, são tarefas orientadas a I/O geralmente através por uma interface gráfica e que precisa de uma resposta rápida do SO para o tratamento de requisições no contexto do usuário.
3. Qual a diferença entre interrupção de hardware e trap?
Interrupção de hardware é um sinal que provém de algum dispositivo físico (discos, impressoras, teclados e outros...). Interrupção trap, também denominada software, é um sinal gerado por alguma aplicação. A principal diferença entre os dois é que o trap é um evento previsível, ou seja, é possível determinar os pontos em que os traps irão ocorrer. Já as interrupções de hardware são geradas por dispositivos periféricos em pontos imprevisíveis.
4. Para que tipo de operação o DMA é útil?
A técnica de DMA (Direct Memory Access) é útil em operações de E/S. O controlador recebe informações de onde o dado se encontra, qual o dispositivo de E/S envolvido, posição inicial de memória onde os dados serão lidos ou gravados e o tamanho do bloco de dados. A transferência é realizada pelo controlador