gestão ambiental
Uma das maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente , as empresas começaram a ser cobradas, para que recuperassem os danos causados por elas. O mercado começou a pressionar e fazer exigências, as organizações começaram a busca na preservação do Meio Ambiente um diferencial de competitividade. Com isso uma das consequências foi o aumento do número de empresas com o Sistema de gerenciamento ambiental (SGA).
As SGAs precisam ser monitoradas e avaliadas, no sentido de verificar se os objetivos preestabelecidos estão sendo alcançados. Para isso é necessário a realização da chamada Auditoria Ambiental.
A SGA é a parte do sistema global que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidade práticas, procedimento, processo e recursos a desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
De acordo com Mainon, a I S O 14001 define o Sistema de Gestão Ambiental como:
A parte do sistema de Gestão global que inclui a estrutura organizacional , o planejamento de atividades, responsabilidades , práticas , procedimentos e processos e recursos para o desenvolvimento, implantação , alcance , revisão e manutenção da politica ambiental.(Maimon,1995, p.85 )
Nos países desenvolvidos a maior frequência de auditorias ambientais se da em função da exigência das companhias de seguros, devido ao acidentes e suas significativas indenizações.
Auditoria Ambiental pode ser definida como:
Um exame e/ou avaliação independente , relacionada a um determinado assunto, realizada por especialista no de exame que faça uso de julgamento profissional e comunique o resultado aos interessados (clientes). Ela pode ser restrita aos resultados de um dado domínio, ou mais ampla, abrangendo