modelo de inicial
Excelentíssimo Senhor Dr. Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, por seu representante adiante assinado, com amparo nos artigos 201, inciso III, 24 e 155 da Lei nº. 8.069/90 e com base no expediente nº 0800/97, desta Promotoria, vem perante V. Exa. promover AÇÃO DE SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR contra: JOÃO MARIA DE TAL, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado na Rua..., e SUZANA DE TAL, brasileira, tendo como último endereço ..., cidade de ...., pelos seguintes motivos de fato e de direito:
I - DOS FATOS:
Os requeridos são genitores do menino JOÃO MARIA DE TAL JÚNIOR, nascido no dia XX/XX/XXXX, consoante certidão de registro de fl. 13.
Sucede que os requeridos vêm descumprindo injustificadamente com os deveres inerentes ao poder familiar em relação ao filho.
Ambos são casados e separados de fato.
O adolescente JOÃO MARIA JÚNIOR é fruto desta união e por ocasião da separação dos pais, permaneceu sob a guarda da genitora.
Depois da separação o requerido desvinculou-se completamente do filho, desinteressando-se pela sua criação e educação deixando-a exclusivamente ao encargo da requerida.
A requerida, por sua vez, não vem desempenhando os deveres maternos adequadamente, de modo que está trazendo graves prejuízos ao desenvolvimento físico e emocional de seu filho.
A situação familiar do adolescente vem sendo acompanhada perto Conselho Tutelar local, o qual constatou que os cuidados do adolescente estava sendo negligenciado pelos requeridos.
O menino não é alimentado corretamente, passa todo o dia na rua envolvendo-se em atritos com vizinhos, professores e colegas de sua comunidade escolar e até mesmo praticando agressões físicas e vandalismo.
A conduta do adolescente encontra-se fora de controle, estando a assinalar sérios problemas de ordem familiar (v. fls. 3, 4, 6,7,10,11,