Inicial Modelo
SÓCRATES, brasileiro, inscrito no CPF sob nº ..., portador da carteira de identidade RG sob nº ..., residente e domiciliado na região central da Capital do Estado. Representado por seu advogado ao final subscrito, vêm a Vossa Excelência ajuizar:
AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
em face do Banco Talento S.A., , inscrito no CNPJ sob nº ..., sediado a Rua ... n°... , Brasília-DF.
I.DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
O Autor não possui condições financeiras para arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo do próprio sustento e de seus familiares, em razão de ser pessoa pobre, na acepção jurídica do termo. Assim, requer a concessão dos benefícios da assistência judiciária gratuita, nos termos do artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal c/o Art. 4º da Lei nº.1060/50.
II.DOS FATOS
O Autor pactuou mútuo bancário com a referida instituição em dezembro de 2013, a qual lhe enviou pelos Correios, alguns dias depois, sem sua requisição, mas a título promocional e sem quaisquer ônus, um cartão de crédito. Sem interesse no tal produto, nem sequer o desbloqueou. Ocorre que a partir do recebimento do cartão, o Autor passou a ter descontado em sua conta-corrente o valor de R$ 40,00 por mês e, após consulta com sua gerente, descobriu tratar-se de mensalidade referente ao cartão que recebera de presente. Inconformado, o Autor requereu o estorno imediato dos valores junto a sua gerente, porém até o presente momento não logrou êxito na devolução do numerário.
III.DO DIREITO
O Autor em nenhum momento solicitou o cartão de crédito, nem o desbloqueio deste, o mesmo lhe foi enviado a titulo promocional, ou seja, como “brinde”. Após perceber os descontos que haviam sido feitos em sua conta-corrente, o Autor procurou o banco para resolver o problema conforme visto a epígrafe, mas passado todo esse tempo e a não