Modelo de democracia
Se tratando do Modelo de Westminster as características da democracia são:
1. Gabinetes Unipartidários de Maioria Mínima: O órgão que detém de maior poder no governo é o gabinete, possuindo maior número de cadeiras, o partido que vence as eleições constitui uma pequena maioria, enquanto a grande minoria serve de oposição.
2. Gabinete Dominante Frente a Legislatura: O grupo que detém de poder , é apoiado em suas ações e conta com aprovação de suas propostas legislativas.
3. Sistema Bipartidário: Um sistema bipartidário em que somente dois grandes partidos dominam o sistema político. Ambos disputam o voto dos eleitores, o partido que vencer governa enquanto o outro passa a ser oposição oficial.
4. Sistema Majoritário e desproporcional: Historicamente o vencedor nunca supera 44% dos votos.
5. Pluralismo de Grupos de Interesse: Se trata da competitividade entre governo e oposição, uma variedade de grupo de interesse reivindicando ações do governo.
6. Governo Unitário e Centralizado: Se trata da autonomia para governar o país inteiro , O Brasil no caso é Federativo e não unitário.
7. Concentração do poder legislativo numa legislatura unicameral: o sistema bicameral é extremamente assimétrico podendo ser chamado de um quase-unicameralismo.
8. Constituição Flexível: Não existe um documento único especificando os poderes do governo e os direitos dos cidadãos.
9. Ausência de Revisão Judicial: A corte tem o poder de testar a constitucionalidade da legislação regular
10. Um banco central controlado pelo poder executivo: Os bancos centrais são responsáveis pelas políticas monetárias, geralmente bancos independentes ajudam a controlar a inflação e colaboram com a estabilidade dos preços daqueles que estão ligados e dependem do executivo. Mas