Modelos de Democracia
Durante muito tempo ouvimos que a Grécia é o berço da democracia, afirmação que é discutível. Primeiro, que a democracia atual n ao pode ser comparada á democracia dos gregos pela razão que não deveríamos procurar suas raízes históricas para alem do próprio mundo moderno. Segundo, que formas de democracia podem ser localizadas de forma independente em diversos outros povos e momentos da história. Com isso, a democracia ateniense é comparada com a nossa. O que a torna dita como ‘’exemplar’’ é o fato de ser considerada direta, onde os cidadãos exercem o poder sem intermediários ou representantes.
Principais institutos de democracia:
ECLESIA: todos os indivíduos , maiores de 18 anos do sexo masculino podiam e deviam participar das deliberações da assembleia.
ISEGORIA: usado para garantir a participação de todos, onde eles teriam o direito de se inscrever e falar nos debates, para que só depois as questões fossem votadas, ou entrarem em consenso.
CONSELHO DOS 500: Organizado conforme algumas tarefas, especialmente os 9 arcontes( poder executivo) e 10 estrategos (cargos militares). Todos os cargos escolhidos mediante sorteio.
OSTRACISMO: Quando certo individuo fosse considerado perigoso para a sobrevivência da democracia, seu nome podia ser denunciado mediante a sua inscrição na ostra. Quando culpado, seria banido.
A principal contribuição dos Gregos á história política ocidental é a distinção entre as esferas.
ESFERA PÚBLICA (POLÍTICA)
ESFERA PRIVADA (MULHERES E ESCRAVOS
TEORIA DE ARISTÓTELES E PLATÃO: Analisaram a Polis, pois a mesma já estava em decadência, por ter participado de guerras internas. Com os anos, a ideia de democracia passou a ser desenvolvida sob o conceito de ‘’soberania popular’’,especialmente no pensamento jurídico. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
O surgimento do aparelho estatal moderno, principais eventos políticos deste período, a junção de muitos fatores consolidaram um novo governo