Modelagem do trabalho
O desenho de cargo é a especificação do conteúdo , dos métodos e relações de cargos , a fim de satisfazer requisitos tecnológicos , organizacionais , sociais e pessoais . É decidida e elaborada para atender a estratégia empresarial da melhor forma possível , de modo proposital e consistente .
O processo de desenhar um cargo pode ser dividido em três pares :1.Especificação do conteúdo de cada tarefa a ser executada (determina o conteúdo do cargo).2. Especificação do método para executar cada tarefa (indica como devera ser desempenhado).3 . Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. Cada cargo passa a ser um conjunto de tarefas específicas (determina o conteúdo do cargo).
Abordagens ao desenho de cargos e tarefas:O desenho dos cargos é a maneira pela qual se projetam e estruturam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e divisões. Existem três diferentes abordagens ao desenho de cargos e tarefas: * Abordagem Clássica* Abordagem Humanística* Abordagem Contingencial
Tem como objetivo reduzir o tempo gasto para execução da tarefa e reduzir o esforço do operário para lhe dar condições de aumentar sua eficiência. Além disso, utilizavam-se um sistema de incentivos salariais e prêmios de produção para quem ultrapassasse o tempo-padrão. No modelo clássico havia apenas uma separação: Planejamento (gerencia) e Execução (operários). O desenho dos cargos se baseava em “o que fazer” e não em “o que pensar”. O modelo clássico dá ênfase às tarefas.Abordagem Humanística ao desenho de cargo.
Abordagem Clássica:
Constitui uma forte reação ao mecanismo do desenho clássico. Não é tratado como maquina ou robô, como no desenho clássico, mas como membro de um grupo social. Seu objetivo é motivar e incentivar as pessoas por meio das tarefas, e com isso, aumentar sua