filme de florence
Em 1854, rompeu a Guerra da Crimeia, originada no conflito entre russos e otomanos que, posteriormente, envolveu outras grandes potências, como a França e a Inglaterra, prolongando-se até 1856.
Humanitariamente falando, esta Guerra representou uma verdadeira hecatombe, demonstrando que a organização hospitalar britânica não havia evoluído grandemente desde as Guerras Napoleónicas. Cerca de 250 mil pessoas morreram, para cada lado, em grande parte devido à alta incidência de doenças infecto-contagiosas, desorganização dos hospitais de campanha e deficientes condições sanitárias no terreno que se traduziram em elevada mortalidade entre os soldados feridos ou doentes (Graça, Henriques e Isabel, 2000).
A expectativa da sociedade, no entanto, era elevada e os jornais faziam notícia de todos os acontecimentos relacionados com a Guerra. De tal forma que a preocupação da população pelo bem-estar dos soldados levou o Secretário de Estado, Sidney Herbert, a destacar para a Guerra um grupo de enfermeiras, nomeando Florence Nightingale para Superintendente do grupo.
Foi uma atitude sem precedentes, na medida em que nenhuma mulher havia antes sido nomeada para uma posição oficial no Exército Britânico (Attewell, 1998).
Em cenário de guerra, Florence rapidamente apreendeu a situação em Scutari (figura 3), o principal hospital militar Britânico, enfrentando, no entanto, uma série de dificuldades: falta de recursos; ausência das mais elementares condições de higiene; hostilidade dos médicos e demais oficiais militares; Revista de Enfermagem Referência - III - n.° 2 - 2010 LÚCIA MARLENE MACÁRIO LOPES, et al. 185 preconceitos do sexo masculino; crescente número de feridos e doentes vindos da frente de batalha; indisciplina e falta de preparação das suas enfermeiras (Graça, Henriques e Isabel, 2000).
FIGURA 3 – Desenho de uma enfermaria de Scutari
Implementou duas medidas estratégicas iniciais, no seu processo de reforma: