Modelagem de trabalho
1 –. Comente a respeito da especialização da definição e do enriquecimento de cargos, suas características e conseqüências
Resp. As especializações constituem formas diferentes de divisão do trabalho: vertical e horizontal. Vertical é dividida em termos de autoridade e responsabilidade, e a horizontal em diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executados. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades.
2 –. Comente a respeito do desenho de cargos e das relações de intercâmbio entre pessoas e a empresa
Resp. É o processo de organizar o trabalho através de tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. As pessoas e as organizações estão engajadas em uma estrutura complexa e incessante interação, as pessoas dependem das organizações para viver e as organizações dependem das pessoas, sem as quais não poderiam existir.
3 –. Caracterize e critique a abordagem contingencial ao desenho de cargos
Resp. É dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente. Enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento delas. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro, impõe coações e ameaças às organizações.
4 –. Caracterize e critique a abordagem humanística ao desenho de cargos
Resp. Substitui a administração tradicional pelas ciências sociais, à organização formal e informal, a chefia pela liderança, os incentivos salariais pelas recompensas sociais, o individual pelo grupo. Como desvantagem é a visão simplificada do indivíduo, limitação do campo de atuação, parcialidade nos resultados e enfoque manipulativo das relações humanas.
5 –. Caracterize e critique a abordagem clássica ao desenho de cargos
Resp. O desenho clássico foi criado para alcançar as vantagens da redução