trabalho de modelagem
TEMPERATURA
Thiago Fernandes 1; Wânderson de Oliveira Assis 2; Alessandra Dutra Coelho 2
1
Aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM-CEUN-IMT);
2
Professor(a) da Escola de Engenharia Mauá (EEM-CEUN-IMT).
Resumo. Este projeto propõe o desenvolvimento de um laboratório de acesso remoto, um
WebLab para um sistema de controle de nível e temperatura de um tanque. Na proposta, o
WebLab deve permitir o desenvolvimento de experimentos multidisciplinares principalmente voltados às áreas de controle de processos e automação, podendo ser utilizado como ferramenta de ensino de engenharia bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Para a aplicação serão utilizados uma planta comercial disponível na instituição e um sistema de aquisição de dados por meio dos quais será possível realizar o controle remoto da planta permitindo um ajuste dos parâmetros dos controladores e o monitoramento dos sinais dos sensores. Uma das principais contribuições esperadas é a possibilidade de realizar a transferência de dados bidirecional entre a planta e o usuário utilizando navegadores web.
Introdução
Os laboratórios de acesso remoto, os WebLab’s, são exemplos claros da utilização da computação na educação, mas com um grande diferencial pois propiciam a possibilidade de aprendizagem real com controle à distância. Isto é possível porque os WebLab’s proporcionam a possibilidade de desenvolver experimentos práticos, acessando remotamente pela Internet equipamentos em laboratórios reais.
Os WebLab’s veem sendo implantados em diversas instituições desde os anos 90 apresentando soluções para operação remota geralmente utilizando software disponível comercialmente e em algumas delas utilizando redes dedicadas. Vários trabalhos reportam sua experiência na utilização de WebLab’s para o ensino de física, química (Selmer et al., 2007), engenharia elétrica (Khalil et al., 2009) e controle (Aktan et