Trabalho de modelagem
PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES
E MODELAGEM DE PROCESSOS NA
ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL
AUTOR: ALEXANDRE WALTER
DANIELE MARTINS
FABIANO MOREIRA
PEDRO LUÍS
POLIANA PAULA
INTRODUÇÃO
O estudo inicia-se com o desenho do mapa de relacionamentos que representa o trabalho que é executado na unidade e com o levantamento dos principais problemas percebidos e inerentes aos processos de negociação de TI.
O trabalho evolui para a identificação das causas básicas dos problemas, baseado na Árvore da Realidade Atual e culmina na proposição de reestruturação da Função Negociação.
PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA
DAS RESTRIÇÕES
Este processo constitui-se de um conjunto de ferramentas que permitem identificar, analisar e propor soluções aos problemas organizacionais. Seu objetivo consiste em guiar o desenvolvimento e implementação de melhorias na empresa a partir do questionamento sobre “o que mudar”, “para o que mudar” e, “como provocar a mudança” .
FERRAMENTAS DO PROCESSO DE
PENSAMENTO DA TEORIA DAS
RESTRIÇÕES
ABORDAGEM METODOLÓGICA E PROCEDIMENTOS
TÉCNICOS
•
Para a realização deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa onde a técnica utilizada foi de Estudo de Caso com aplicação na área de negociação de soluções de TI de uma instituição financeira de grande porte.
•
Inicialmente, a partir de entrevistas e da observação do trabalho realizado na unidade realizou-se a construção do mapa de relacionamento a fim de explicitar as funções executadas e os seus relacionamentos a partir de uma visão integrada.
PROBLEMAS E DIAGNÓSTICOS
• Paralelamente levantou-se os principais problemas percebidos pelos clientes e fornecedores internos da empresa em relação a área, identificando, quando possível, a relação dos mesmos com as funções organizacionais existentes ou necessárias.
• A partir desse diagnóstico, realizou-se a construção da Árvore da Realidade Atual para identificar a relação causal entre os diversos problemas e a