modelagem de trabalho
A modelagem do trabalho significa o modo como o trabalho deverá ser atribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional. Em geral muitas empresas a modelagem do trabalho ainda é feita pelo velho e tradicional conceito de cargo. Cargo representa uma decorrência do velho modelo burocrático, rígido, hierarquizado que é baseado na divisão do trabalho organizacional.
O desenho de cargos e tarefas se refere à divisão do trabalho é, consequentemente, à integração existente no nível operacional da empresa. O desenho de cargos e tarefas teve como precursores Adam Smith e a seguir Taylor e os engenheiros da administração cientifica. Suas concepções sobre tarefas partiam dos seguintes princípios: toda pessoa pode desempenhá-las de “uma melhor maneira” possível e as formas organizacionais devem ser escolhidas e feitas segundo critérios e princípios universais. Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa. Um cargo representa a unidade da organização que consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais cargos da empresa. Os cargos do nível operacional constituem os modos pelos quais a empresa utiliza seus recursos para alcançar seus objetivos.
O desenho de cargo (job design) especifica o conteúdo das tarefas, os métodos a serem utilizados e as relações com outros cargos, para satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais, sociais e pessoais do ocupante do cargo.
Existem três abordagens distintas ao desenho de cargos;
Abordagem clássica:
É a abordagem fundamentada no trabalho de Taylor e dos engenheiros da administração cientifica. Constitui em estimular o individuo a alcançar o Maximo de produtividade. A Administração cientifica procurava: reduzir o tempo gasto para a execução da tarefa e reduzir o esforço do operário para lhe dar condição de aumentar sua eficiência. Existia uma cronometragem para estabelecer um tempo padrão para sua execução. Os