Mistura Multipla Uma Alternativa De Baixo Custo Para Suplementacao Alimentar Do Gado Na Epoca Da Seca
Número 69
6p.
1000 exemplares
2' edicâo
Mai./97
ISSN 0100-7033
MISTURA MÚLTIPLA - UMA ALTERNATIVA DE BAIXO
CUSTO PARÁ SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR DO GADO
NA ÉPOCA DA SECA*
Henrique Otávio da Silva Lopes'
Eurípedes Alves Pereira 2
Wilson Vieira Soares
Geraldo Pereira 8
A produção de gado de corte, especialmente no Brasil Central, depende quase que exclusivamente das pastagens. Na época da seca, período critico de produção forrageira, as pastagens não suprem os requerimentos nutricionais mínimos dos animais, tanto em função da baixa qualidade, como da quantidade.
Essa insuficiência alimentar diminui a eficiência reprodutiva do rebanho, o ganho de peso e a resistência dos animais, concorrendo para o aumento da taxa de mortalidade do rebanho. O problema é agravado por que a maioria dos criador res não tem dado a devida importância à mineralização. Outro aspecto a ser considerado é a crescente tendência de intensificação dos sistemas de produção de gado de corte que estão utilizando cruzamentos industriais. Nesses casos, a qualidade da alimentação tende a ser um problema muito mais crítico, porque os animais cruzados, por terem maior potencial de ganho de peso, vão exigir maior quantidade e melhor qualidade da forragem.
Tanto no Brasil como em outros países de clima tropical que contam com uma pecuária avançada, tais como a Austrália e a África do Sul, já foi conduzido grande número de pesquisas isoladas, procurando resolver o problema da perda de peso do gado na época seca. De modo geral, a maioria desses estudos não considerou a ocorrência de várias deficiências simultânéas, interferindo na resposta animal a suplementos isolados, bem como, não observou a relacão custo/benefício. Contudo, os resultados dessas pesquisas forneceram subsídios valiosos referentes às causas da perda de peso dos animais na seca e alicerçaram os fundamentos das pesquisas com a mistura múltipla. Os resultados obtidos pela Embrapa Cerrados, confirmaram que níveis baixos de