Microbiologia do Queijo Mussarela
Cristiane Dias da Silva1
Maria Rejane Borges de Araújo2
RESUMO
O queijo Mussarela fatiado é um produto bastante encontrado na mesa do consumidor, tendo em vista esse grande consumo faz se necessário avaliar sua qualidade já que o mesmo se encontra na lista de produtos susceptíveis a contaminação microbiológica após processamento. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a qualidade microbiológica de duas marcas do queijo tipo Mussarela fatiado, em quatro supermercados da cidade de Patos de Minas/MG. O grau de contaminação foi avaliado de acordo com o padrão legal vigente da RDC nº 12/2001 da ANVISA que preconiza a de ausência de Salmonella sp, contagem de Staphylococcus aureus, contagem de coliformes termotolerantes (45°C). Ainda foi avaliada a presença de coliformes totais e contagem total de microrganismos heterotróficos mesófilos (bactérias, bolores e leveduras). Os resultados obtidos para Salmonella sp, Staphylococcus aureus e coliformes termotolerantes comprovaram que as oito amostras analisadas estão 100% dentro dos padrões estabelecidos pela ANVISA 2001. A pesquisa de coliformes totais apontou presença nas amostras dos quatro estabelecimentos, já a contagem total de microrganismos heterotróficos mesófilos variou de 1x103a 4x104, estes últimos parâmetros apontam contaminação pós-processamento.
Palavras-chave: Boas práticas de manipulação. Salmonella sp, Staphylococcus aureus, coliformes totais e Escherichia coli.
1 INTRODUÇÃO
Tendo em vista todas as patologias causadas por microrganismos o alimento é um grande elo para a proliferação de doenças. A falta de procedimentos adequados na sua fabricação, processamento e comercialização são hoje uma das grandes preocupações para os profissionais da saúde, já que as doenças causadas por alimentos contaminados encontram-se bem destacadas no cenário Brasileiro.
O leite e os seus derivados