Microbiologia- contagem de mesofilos viaveis
Pesquisa de contagem total de mesofilos viáveis
2. OBJETIVO: Identificar o número de contagem total de bactérias mesófilas em alimentos, obtendo assim as condições higiênicas do produto. Dominar a técnica de diluição em serie.
3. INTRODUÇÃO:
A análise conhecida como mesófilos viáveis, é também conhecido como contagem em placa , que estima o número de células viáveis (isto é, capazes de se reproduzir) em uma amostra.
Esta metodologia envolve a coleta de alíquotas de uma cultura microbiana em diferentes tempos de crescimento, as quais são então inoculadas em meio sólido. Após a incubação dos meios, geralmente por uma noite, o número de colônias é contado. Como uma colônia normalmente é originada a partir de um organismo, o total de colônias que se desenvolvem no meio corresponde ao número de células viáveis presentes na alíquota analisada. Esta técnica deve sempre realizada empregando-se várias diluições das amostras.
Geralmente o volume a ser inoculado não deve ultrapassar 0,1 ml, para evitar a confluência das colônias. Se a técnica de semeadura em profundidade for utilizada, pode-se inocular de 0,1 a 1,0 ml de células. Esta técnica é precisa quando o número de colônias contadas situa-se entre 30 e 300 e quando as condições culturais e ambientais estão adequadas para os microrganismos analisados. Este tipo de contagem está sujeito a grandes erros (agregados, duas células próximas, originando uma colônia), que podem ser minimizados pela realização de triplicatas para cada diluição. Esta metodologia é amplamente utilizada, exibindo elevada sensibilidade, detectando baixos números de células e permitindo também a contagem de diferentes tipos de microrganismos.
4. MATERIAIS E METODOS:
4.1. Vidrarias:
Pipeta volumétrica 10 ml
Pêra
Placas de petri
Tubos de ensaio
Estufa
Caneta de vidro
Erlenmeyer
Papel toalha
Proveta
4.2. Equipamentos:
Agitador
Estufa
Bico de Bunsen
Liquidificador
Balança semi-analitica
4.3. Reagentes: