bioquimica
RESUMO
Em experimento que realizamos no laboratório de química da Universidade Feevale, analisamos claramente que o PH salivar age como uma solução de tampão.
Com isso observamos que o individuo ao ingerir substâncias diferentes, tem seu PH modificado, agindo de maneira que resulte o equilíbrio entre os PHs.
ABSTRACT
(Palavras chaves)
INTRODUÇÃO
A determinação do PH é um dos métodos analíticos mais úteis e usados com maior frequência em bioquímica, pois o PH determina muitas características importantes de estrutura e atividade das macromoléculas biológicas e, portanto do comportamento de células e organismos. O padrão primário para a medida de concentração hidrogeniônica (portanto do PH) é o eletrodo de hidrogênio, um eletrodo de platina especialmente tratado que se imerge em uma solução cujo PH deve ser medido. A solução está em equilíbrio com o hidrogênio gasoso, impressão e temperatura conhecidas. A força eletromotriz (fem para o eletrodo responde ao equilíbrio).
A diferença de potencial entre o eletrodo de hidrogênio e um eletrodo de referência de fem conhecida (por exemplo um eletrodo de calomelano) é a medida usada para calcular-se a concentração hidrogeniônica. Um outro modo de medir o PH é pelo uso de indicadores ácidos-básicos.
As definições mais gerais e completas de ácidos e bases aplicáveis a sistemas aquosos e não aquosos são as de G. N. Lewis.
O PH é uma abreviação para o potencial hidrogênico. Esse conceito foi um meio que se achou para expressar o manuseio de concentrações pequenas de prótons em concentrações pequenas de prótons em concentrações de água, ele expressa a concentração exata de um ácido ou uma base. Para definir o PH utiliza-se o logaritmo decimal de concentração molar de íons de hidrogênio, ou seja, em uma determinada solução sendo um logaritmos, uma variação de um indica que o PH obteve um aumento de dez vezes nas concentrações de íons de hidrogênio. Sabe-se que um PH neutro