Relat Rio Ant Nio
Contagem padrão de microrganismos mesófilos e aeróbios estritos e facultativos viáveis em placa
Daniella Moreira Pires 74300
Joyce de Souza Salmaso 74303
Viçosa
2013
Daniella Moreira Pires
Joyce de Souza Salmaso
Contagem padrão de microrganismos mesófilos e aeróbios estritos e facultativos viáveis em placa
Relatório apresentado como parte das exigências para a conclusão da disciplina Microbiologia do Leite e Derivados.
Viçosa
2013
sumário
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - OBJETIVO 5
3 – desenvolvimento 6
Material e Métodos
Resultados e Dicussão
4 - conclusõES 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
O leite é composto de água, carboidratos, lipídeos, proteínas, sais minerais e vitaminas; ele deve apresentar sabor agradável, ausência de agentes patogênicos e contaminantes, reduzida contagem de células somáticas e baixa carga microbiana.
A composição do leite o torna um excelente meio para o desenvolvimento de microorganismos patogênicos e deteriorantes. Devido ao alto grau de manipulação, desde a obtenção até a industrialização, o leite está sujeito a contaminações diversas, que diminuem o tempo de prateleira do produto e podem oferecer riscos para a saúde pública.
A presença de microrganismos mesófilos em grande número em alimentos pode ser indicativa de deficiente qualidade higiênica da matéria-prima devida à aplicação de processo tecnológico inadequado, manipulação higiênica incorreta ou manutenção em condições impróprias. No leite pasteurizado, a contagem de mesófilos aeróbicos corresponde aos microrganismos termodúricos, que resistiram à pasteurização, e à recontaminação após o processamento.
2. Objetivos
Este relatório teve por objetivo realizar a contagem de microrganismos Mesófilos Aeróbios estritos e facultativos viáveis em amostra de