Micro Meso e Macro Organizacional
Os estudos de comportamento micro-organizacional se concentram em dinâmicas individuais e de grupo dentro de uma organização. Em outras palavras, como os funcionários agem sozinhos ou em equipes. Em uma base individual, grande parte do comportamento micro-organizacional se preocupa em recompensar os funcionários de maneiras que funcionem melhor para eles, e estudar os seus tipos de personalidade para determinar onde podem ser melhor aproveitados. A mentoria e o coaching também caem na seção pessoal. Estudos de grupo são uma parte muito popular de estudos de comportamento organizacional, pois analisam as melhores maneiras de formar, usar e liderar equipes em uma variedade de situações.
Macro Organizacional
A pesquisa de comportamento macro-organizacional dá um passo atrás e procura analisar a organização como um todo. Ela estudacomo as organizações se movem nos mercados, e como suas estratégias concernentes aos trabalhadores e liderança afetam o desempenho de toda a organização. Esta é a parte do campo que pode recomendar uma organização plana, com poucos níveis de gestão em detrimento de uma complexa burocracia, ou um modelo de negócio que empregue uma liderança inspiradora em vez de programas mais agressivos.
Micro-mudanças
O objetivo dos estudos de comportamento organizacional é modificar os negócios de formas que façam a diferença, melhorando o desempenho e, finalmente, os lucros. No nível micro, isso tem muito a ver com as relações interpessoais. As empresas buscam meios de treinar os funcionários para aprender mais habilidades e avançar na corporação. Essa abordagem estuda métodos para usar as equipes para a execução de tarefas, sem perder tempo ou cair no "pensamento de grupo" e padrões argumentativos. Ela também tenta criar novos métodos de negociação e resolução de conflitos com base na psicologia e em outros estudos.
Macro-mudanças
As macro-mudanças afetam a organização como um todo e estão mais relacionadas com a política ou