REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Reflexão inicial
A gestão de EaD leva em consideração a educação como uma prática social e que tem características específicas dada a relação de flexibilidade tempo/espaço, sendo que as ferramentas tecnológicas e de comunicação possibilitam a compensação dessas limitações espaço-temporais.
A questão pedagógica deve considerar este modo de educação e suas particularidades, sendo que o público-alvo deve ser abordado com metodologias especificas e materiais base e de apoio mais objetivos e diretos que permitam a interação entre os educadores e estudantes a fim de consolidar a relação ensino-aprendizado.
Processos de Gestão em Cursos a Distância
A gestão dos cursos devem levar em consideração as especificidades anteriores de forma a tornar possível a execução de cursos a distancia com qualidade. Quanto aos processos, os mesmos devem ter controles que garantam a segurança das informações, atendam as necessidades de ensino e que propiciem a segurança de que é o próprio estudante que faz as atividades. Também devem existir canais de comunicação que deem a oportunidade de feedback para um melhor aprimoramento nos níveis macro, meso e micro.
Os níveis e as Dimensões no Processo de Gestão de Cursos a Distância
Segundo (novoa 1999), há três níveis de gestão- Macro, Meso e Micro, que estão articulados à prática e teoria em uma dinâmica da organização escolar. O nível Meso ocorre como variável, o Macro relações pedagógicas e o Micro está associado a processo de ensino- aprendizagem.
É importante ressaltar que nos níveis Macro, Meso e Micro do sistema as decisões políticas formam o conjunto pedagógico, tecnológico e administrativo. A gestão de um sistema EaD, está ligada ao tempo e espaço, e configura como uma rede do processo pedagógico e do sistema educativo.
Através do nível Macro é possível compreender as dinâmicas das politicas públicas, essas dinâmicas envolvem:
Diretrizes curriculares,