The etiology of the multilevel paradigm in management research
Referência 18: The etiology of the multilevel paradigm in management research. Journal of Management, 37, 610-641.
Os autores têm como objetivo no texto, contribuir para a evolução do paradigma multinível de duas maneiras principais. Em primeiro lugar, revisando o desenvolvimento do paradigma multinível, a partir das suas origens em diferentes disciplinas até a sua estrutura atual na gestão. Em segundo lugar, identificando limitações do atual paradigma multinível e delineando potenciais áreas frutíferas para avanços futuros.
De acordo com o texto, o paradigma multinível permeou praticamente cada subdisciplina de gestão (tal como foi inicialmente gerado através do movimento meso em comportamento organizacional). Os autores explicam, que com o benefício da retrospectiva, o domínio da gestão iniciou uma mudança de paradigma, em torno de um quarto de século atrás. Segundo os autores, antes desse período, era comum que a pesquisa fosse micro, lidando com processos a nível individual, ou macro, lidando com sistemas organizacionais. Contudo, os autores esclarem, que, apesar de um meio-termo, focado nos grupos, nas subunidades organizacionais (e semelhantes), poucos esforços integraram a teoria ou a pesquisa em níveis de investigação ou análise.
O texto, também aponta, que o campo da gestão, no decorrer dos anos, foi se tornando mais fracionado e especializado. Estudiosos com uma orientação psicológica (com a tendência de se focalizar nas diferenças individuais), dominando a abordagem de micro e estudiosos com uma perspectiva de sistemas, que empregavam abordagens sociológicas e econômicas, para o estudo de empresas e sistemas organizacionais, dominando a abordagem macro. E por fim, o meio-termo foi principalmente o domínio de psicólogos sociais, juntamente com outros profissionais de áreas afins (tal comoa área de comunicação), concentrando-se em fenômenos grupais.
Em relação à prenunciada mudança de paradigma, o autor cita o livro