Micotoxinas do trigo
A fusariose, também conhecida como giberela (“Fusarium head blight ou Scab”) é uma doença que ocorre frequentemente em trigo, devido às condições climáticas, às práticas culturais e à susceptibilidade dos cultivares. É causada por fungos do gênero, Fusarium, sendo mais freqüentes, F. graminearum, F. culmorum e F. avenaceum. Está presente em toda América do Sul e também de forma generalizada em todo mundo principalmente em áreas úmidas e temperadas. A doença é observada durante o espigamento da planta, sendo a fase mais crítica a floração, podendo se estender até o inicio da maturação do grão. Além dos danos diretos à cultura causados pela doença, os grãos infectados podem apresentar contaminação com micotoxinas, sendo tóxicas tanto para o homem quanto para os animais. Entre as micotoxinas destaca-se o desoxinivalenol (DON ou vomitoxina). Em animais, o DON causa recusa de alimento e vômitos, principalmente em suínos. Na Ásia, foram relatados vários surtos de doenças agudas em humanos com sintomas de náuseas, vômitos, vertigens, problemas gastrointestinais e diarréia. Estes surtos foram correlacionados com o consumo de grãos contaminados por Fusarium.
As micotoxinas são toxinas produzidas por fungos ou bolores.
O desoxinivalenol, conhecido como DON e vomitoxina, é uma micotoxina que pertence à família dos tricotecenos, e pode ser produzido por diferentes gêneros de bolores. O gênero mais comum são os bolores Fusarium, mas também são destacados os gêneros Mirothecium, Cephalosporium, Verticimosporium e Stachybotrys.
O DON ocorre principalmente em cereais, como arroz e trigo, podendo ocorrer antes da colheita ou até mesmo após a colheita, quando em condições ambientais adequadas até 35°C e com umidade relativa entre 80 e 90%.
Controle
Como as micotoxinas são produzidas por fungos e bolores, as medidas já conhecidas, para evitar seu crescimento são eficientes para evitar a presença das micotoxinas nos alimentos,