Apresenta O MIC
TOXIGÊNICOS
E
MICOTOXINAS.
OS FUNGOS
Alguns fungos são capazes de produzir metabólitos secundários que são tóxicos e algumas vezes cancerígenos tanto para o homem como para os animais. Esses fungos são chamados toxigênicos e os metabólitos são denominados micotoxinas.
ASPERGILLUS
Microorganismo: Aspergillus,fungo filamentoso com hifas hialinas septadas.
Encontrada: universalmente presente no ambiente , principalmente em poeira, solo, feno, grão, esterco.
Não é considerado parte da flora normal humana;
Modo de transmissão: inalação de esporos.
Período de incubação: não determinado, variável de acordo com o hospedeiro.
PENICILLIUM
O Penicillium (lat. penicillus= pincel) é um gênero de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica especialmente no solo e outros ambientes úmidos e escuros;
Por contágio, contaminam frutas e sementes e chegam a invadir habitações, sendo responsáveis pelos bolores que se instalam em alimentos para consumo humano.
São patógenos fracos em certas ocasiões incidem sobre órgãos de reserva como sementes e frutos.
FUSARIUM
Microorganismo: Fusarium solani, Fusarium oxysporum, Fusarium chlamydosporum, Fusarium moniliforme, são as principais espécies patogênicas para humanos.
Encontrado: presentes no ambiente, têm distribuição universal no solo, são geralmente patogênicos para vegetais. Modo de transmissão: inoculação direta ou inalação de esporos.
Período de incubação: Indeterminado
Doença(s) que causa: micetoma e doença disseminada com acometimento de pele – lesões tipo ectima (centro necrótico).
INTRODUÇÃO (MICOTOXINAS)
MICOTOXINAS
Entre as micotoxinas de grande interesse para a
Saúde Pública e de importância agroeconômica estão as aflatoxinas, ocratoxinas, tricotecenos, zearalenona, fumonisinas e patulina.
As micotoxinas → produzidas somente quando certas condições ambientais, tais como temperatura e umidade, além das características bioquímicas dos produtos que servem como