antigoregime
O Antigo Regime (Ancien Régime).
Chamamos de Antigo Regime a organização social, política e as práticas econômicas características dos Estados Nacionais europeus que surgiram na Europa na Idade Moderna.
Características gerais:
1 Na política: absolutismo.
Diferentemente da Idade Média, na Idade Moderna os reis possuíam todos os poderes políticos (legislativo, judiciário e executivo). Este poder absoluto dos reis foi justificado por vários pensadores políticos como Maquiavel, Hobbes e Bousset.
A unificação dos feudos e a centralização do poder foram de interesse da nobreza e da burguesia.
A nobreza estava enfraquecida no final da Idade Média e estava interessada em conter as revoltas camponesas e garantir a posse de suas terras.
A burguesia queria a unificação para unificar os impostos, pesos, medidas, moedas e facilitar o comércio. O rei investia no comércio para receber mais impostos e fortalecer o Estado.
2 Na economia: mercantilismo:
Todas as decisões sobre as práticas e estratégias econômicas passavam pelo rei, ou seja, o Estado intervinha na economia, decidia quanto seria produzido, firmava os acordos econômicos, etc.
Na Idade Moderna, a riqueza era medida pela quantidade de metais preciosos acumulados.
Isto fortalecia o Estado absolutista e circulava mais moedas no país.
Para isso, era preciso ouro. Também por isso as Grandes Navegações, já que ouro poderia ser encontrado em novos territórios (colônias), que se não fornecessem ouro, poderiam fornecer algum produto que não houvesse na Europa que seria trocado por ouro.
Princípios básicos:
A Busca por Superávit (Balança comercial favorável).
B Metalismo: procura por metais precisos para cunhagem de moedas.
C Colonialismo - Pacto Colonial: a colônia só poderia comercializar com sua respectiva metrópole (monopólio de produtos tropicais).
D Protecionismo alfandegário.
E Estado intervencionista.
Os países que mais enriqueceram primeiramente, foram Portugal e Espanha, já que eram donos de vastos