Tragetoria das politicas sociais no Brasil
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4,5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................... 7
1 INTRODUÇÃO
O surgimento da politica social teve uma trajetória de formas gradual é diferente entre os diversos países.
A partir do capitalismo surge a politica social, construída por meio da mobilização operarias advinda das revoluções industriais no século XIX e XX.
No Brasil, ate 1930 inexistia a garantia de direitos. Neste período o país seria palco de importantes transformações no papel desempenhado pelo estado para que as preposições de alterações no campo de direitos sociais. Para compreendermos como isso se tornou possível, faz-se mister relacionarmos aos novos serviços sociais.
Nessa época o Estado começa a ter uma maior participação na regulação dessas politicas voltadas para o interesse no aumento e desenvolvimento capitalista. A politica social existente hoje e resultado de muita luta e insistência por parte da classe dominada e é associada a cada momento histórico determinante para a construção desses direitos sociais, marcada por uma forte influencia da economia liberal mundial, com o seu modelo de acumulação de capital, o qual também afetou o Brasil.(Charles Fernando Martins) (livro: Políticas Sociais no Brasil p,1). A medida que as situações de exclusão indiferença, discriminação e ausência de oportunidades retratam o Brasil os movimentos sociais afins e as politicas publicas vão traçando suas ações na luta pela manutenção de direitos a implementação de novos direitos sociais vai se incorporando com necessidade de intervenção a realidade apresentada.
2 DESENVOLVIMENTO
De 1930 a 1980 ocorreu a introdução, expansão e