Arte Rococo
Este período foi marcado por ambiguidades, como a manutenção de instituições e estruturas do AntigoRegime e a anunciação de uma nova era, fundamentalmente no campo da sociedade e da política.
Foi um período de grandes alterações políticas, que assistiu a revoluções como a da independência americana e a revolução francesa
A nível económico ficou marcado pela dinamização da produtividade principalmente na agricultura, reanimada por avanços tecnológicos e bons anos agrícolas.
O crescimento económico resultou na melhoria geral das condições de vida e no crescimentopopulacional.
Todos estes acontecimentos reduziram a depressão que recaiu sobre a Europa a partir dos finais do séc. XVI. Um grande impulsionador desta prosperidade foi o avanço científico-tecnológico.
A melhoria geral trazida por este período levou ao crescimento das classes populares, em especial da burguesia, que esteve extremamente ativa em todos os campos de actividade, incluindo:
- o político
- ofinanceiro. A alta burguesia experimentou ocruzamento com a aristocracia através de casamentos, festas...
O individualismo impulsionou a construção de palacetes citadinos e castelos de campo, que eram o palco de um modo de vida requintado e confortável, luxuoso, com a obrigação de códigos de etiqueta. Esta época foi também estimuladora de uma maior abertura das ideias, o que se realizou na propagação da educação e cultura, próprias do pensamento iluminista.
Os iluministas, filósofos humanistas eracionalistas, consideravam o progresso como fonte de felicidade, objectivo último da humanidade.
O Iluminismo foi a base das revoluções liberais que fariam cair o Absolutismo. Também o liberalismo influenciou ideologicamente vários movimentos políticos, como a Revolução Americana, em 1776, e a Revolução Francesa, em 1789.